QUAIS AS NOVIDADES DA LINHA 2025 DO VOLVO FH

Divulgação Volvo
 

Como já postado aqui no site, a Volvo divulgou recentemente detalhes da linha 2025 do pesado FH. Na primeira postagem abordei de forma mais superficial os detalhes apresentados, agora venho complementar com algo mais detalhado. 

 

Sempre que a Volvo faz alguma alteração ou atualização em algum produto da sua linha já esperamos novos passos em segurança e eficiência, e nesse caso não é exceção. A alguns anos a Volvo é líder de vendas no segmento de pesados com o FH com uma certa folga, que é algo muito significativo quando lembramos que as concorrentes são principalmente Scania, Mercedes-Benz e DAF. O Brasil é um mercado tratado com carinho pela fabricante, tendo as maiores e mais modernas instalações fora da Europa. Muitas novidades são desenvolvidas e testadas por aqui, apesar de os lançamentos europeus demorarem em média um ano e meio a dois anos para serem apresentados e comercializados por aqui, como a nova geração Aero do FH, mas isso se deve ao processo de adaptação e tropicalização dos componentes, já que convenhamos, não é a mesma coisa andar em uma estrada nos alpes e rodar no interior de Minas Gerais ou do Mato Grosso, mas isso é assunto para outra oportunidade. Mesmo os modelos novos demorando mais a chegar para nós, as atualizações de produto chegam mais rapidamente ao nosso mercado, como os retrovisores com câmera, que foram apresentados em abril na linha nova, e foram trazidos como atualização para a linha 2025 para nós. Sendo assim, vamos às novidades. 

 

Divulgação Volvo

Retrovisores por Câmeras 

Apesar de parecer algo simples de ser desenvolvido e implementado, desenvolver um sistema de câmera que funcione bem durante o dia e também na parte da noite é um verdadeiro desafio. Para quem fotografa isso é um pouco mais fácil de se entender. Durante o dia a câmera não pode ser ofuscada pelo sol de forma alguma, e a noite deve fornecer uma imagem clara e com o mínimo de ofuscamento pelos faróis dos outros veículos em uma situação de baixa luminosidade, ou luminosidade 0. Além de suportar variações de temperatura que podem ser desde quase 45 graus, como no centro oeste brasileiro, como também um frio de quase –10 graus na cordilheira dos andes, na travessia para o Chile, portanto não pode ser suscetível a qualquer tipo de embaçamento, congelamento ou situação que afete a visão do condutor. Portanto podemos dizer que realmente é um equipamento muito avançado e que muda totalmente a sensação e experiência de dirigir. É bom também citar que esse equipamento já se encontrava em testes aqui no Brasil com o caminhão conceito apresentado em 2021. A linha 2025 disponibilizará como opcional a instalação desse equipamento. Segundo o release da fabricante:  

A refinada movimentação das câmeras produz uma enorme vantagem, pois elas se movem automaticamente para se ajustar e seguir o final do reboque, permitindo que o condutor tenha excelente visão tanto do seu lado como do lado do passageiro. Esse benefício é ainda maior para a segurança durante manobras, uma vez que a parte traseira da composição agora pode ser visualizada de uma forma como nenhum espelho ótico possibilitava anteriormente. 

As câmeras se utilizam de luz infravermelha para garantir uma qualidade superior nos períodos de uso com pouca luz:  

“As imagens ficam nítidas e cristalinas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina. Durante o dia, as câmeras representam o fim de eventuais ofuscamentos por reflexo dos espelhos tradicionais”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo. 

Como já citei em meu texto anterior, eu creio que esse equipamento se tornará mais comum com a linha FH em comparação do que é com o Mercedes-Benz Actros, principalmente por se tratar do líder de vendas. 

 

Divulgação Volvo

Leitura da sinais 

Todos sabemos que nos últimos tempos a inteligência artificial tem se tornado cada vez mais presente no nosso cotidiano. O FH 2025 contará com um leitor de placas de trânsito, com processamento via IA, que detectará todo quanto é tipo de sinalização presente nas vias, como por exemplo limite de velocidade, de altura, obras e outros mais, emitindo avisos no painel juntamente com um alerta sonoro. Acabou a justificativa de não ter visto a sinalização por ter levado uma multa. Nossos amigos pés de chumbo agradecem. Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo comenta: 

“Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar desapercebidas. A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados” 

O leitor de faixa de rodagem, que já está presente na linha, também será aprimorado. Esse sistema já é bem conhecido, utiliza uma câmera frontal para detectar a faixa em que o veículo trafega e monitora o movimento, ao sinal de possível cansaço ou distração do condutor o sistema emite um alerta para que seja recobrada a atenção ou uma pausa para descanso seja feita. Além disso, o Suporte Ativo de Direção é acionado para realizar pequenos ajustes e correções na trajetória e manter o veículo na faixa. 

 

Divulgação Volvo

Frenagem de emergência aprimorada 

A Volvo é muito orgulhosa do seu sistema de frenagem de emergência. Nessa atualização o sistema de Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência foi aprimorado. Esse sistema utiliza de radares frontais e laterais juntamente com uma câmera para detectar possíveis elementos de risco, como veículos, ciclistas e pedestres, emitindo um alerta ao condutor e realizando uma frenagem de emergência para reduzir o risco de colisão. 

O sistema para evitar colisões laterais também foi aprimorado, adicionando sensores de ponto cego, reduzindo o risco de impactos não intencionais. 

 

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Além dessas novidades, os atributos já presentes se mantêm. 

Freios EBS, Piloto Automático Adaptativo (ACC), Controle de estabilidade ESP, Controle de descida, freio motor de alta performance, luzes de freio de emergência, célula de sobrevivência, para-choque frontal anti intrusão, ABS e Air Bag de série e direção inteligente, detector de atenção, câmera de ponto cego e freio anticanivete (previne a ocorrência de “L”) como opcionais. 


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