VOLVO APRESENTA A LINHA 2025

FONTE: DIVULGAÇÃO VOLVO
 

A Volvo do Brasil apresentou pelas redes sociais e site a linha 2025 do FH. As principais novidades anunciadas pela Volvo são: Retrovisores por câmeras, Evolução no sistema I-See, Monitoramento dos Pneus e algumas melhorias na cabine.  



Antes de começar a avaliar ponto a ponto quero deixar uma coisa bem clara. Eu já vi uma unidade destas, pelo menos a parte externa. No dia 20/08/2024 eu fotografei em testes passando pelo contorno de Curitiba a unidade de 540cv. Já naquela foto dava para notar grandes e pequenas diferenças.  

“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX. 

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A maior de todas com certeza é o sistema de câmeras no lugar dos retrovisores, que já era algo comum e esperado de acontecer, já que caminhões com esse tipo de sistema já rodam pelas nossas estradas pelo menos desde 2021, com o Mercedes Benz Actros. 

Uma das mais visíveis novidades são os Retrovisores por Câmeras, item opcional. Muito menores do que os espelhos óticos tradicionais, esses novos componentes diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico e trazem notável redução de consumo de combustível e também menos ruído ao cortarem o ar” 

 Como sabemos que a Volvo é conhecida mundialmente por inovação e segurança, era de se esperar que logo chegaria por aqui. Esteticamente ficou realmente melhor na minha opinião. As linhas mais arredondadas do FH combinam perfeitamente com esse equipamento. Como o FH é a algum tempo o pesado mais vendido do país creio que terá uma aceitação e uso bem maior do que no Actros. 

“Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo. 

Ainda na parte externa, a Volvo promoveu alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar. O caminhão também ficou mais bonito e com design mais moderno. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.” 

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Outra mudança notável é a mudança do emblema da marca. Juntamente com o lançamento da linha Aero, a volvo apresentou uma identidade visual “modernizada” para as novas atualizações, o escudo deixou de ser uma peça vazada e prateada para se tornar simplesmente um “bolachão” de plástico com o logo “flat” e minimalista. Na minha opinião foi apenas uma oportunidade para dar uma “renovada” na imagem e com certeza uma chance de diminuir custos.  

Outras mudanças ocorreram na parte superior da cabine, com o letreiro “Globetrotter”, que teve a fonte alterada, assim como os números indicativos de potência e do “FH” na grade frontal. As luzes de teto também foram levemente modificadas no formato, que explica o fato de estarem mascarados nesse flagra, mas o que chama realmente a atenção é a exclusão do quebra-sol. Em um primeiro momento é um pouco estranho, pois sem essa peça a verdadeira curvatura da cabine é observada, mas assim como por exemplo nos caminhões Scania, isso vai ser algo absorvido com certa facilidade, já que irá aumentar a economia de combustível. 

Evolução no I-See 

Mirando na constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias. “É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério. Introduzido pela marca no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, conceito que aos poucos foi seguido por outros fabricantes. “Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura. 

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Monitoramento dos pneus 

A nova linha 2025 do Volvo FH trouxe outra grande novidade em produtividade: o sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, ferramenta indispensável para veículos que percorrem longas jornadas diárias. Os novos sensores montados dentro dos aros são supereficazes e monitoram a pressão baixa e também a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos. “Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, afirma Valério. É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados também de forma remota pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo. 

Melhorias dentro da cabine 

Outro aprimoramento do Volvo FH 2025 ocorreu dentro da cabine, com uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante. “O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. 

Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones. 

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Essas novidades todas podem ser muito significantes para alguns, pouco para outros, mas são sempre muito bem vindas. Trazer mais conforto e segurança tanto para os nossos irmãos de estrada atrás do volante, quanto para os operadores é um ponto extremamente forte dos caminhões da Volvo.  

Mais novidades são possíveis para a Fenatran. Eu espero que a nova linha Aero chegue por nossas terras no final de 2025 ou mais provavelmente 2026. Mas devemos lembrar o seguinte, o primeiro FM elétrico do Brasil foi apresentado na Fenatran de 2022 e teve as primeiras entregas realizadas apenas agora em 2024. Eu creio ser quase certa a presença de pelo menos uma unidade dessa nova linha no evento desse ano, trazido de fora para o processo de tropicalização e adaptação para aguentar a realidade de nossas estradas, processo que demora, em média, um ano e meio a dois anos, levando em conta os últimos lançamentos e novidades especificamente da Volvo. Também é bom citar que a atual geração do FH no Brasil, a 5ª geração, nada mais é do que um facelift da 4ª geração, que realmente foi uma evolução em comparação com a anterior. Tanto que se colocarmos as duas lado a lado, são praticamente iguais em formato. 

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